10ª Reunião IBNeC e CNdoPR 2020

10ª Reunião IBNeC e CNdoPR 2020
24 a 28 de agosto de 2020

Programa Científico

Segunda-feira, dia 24 de Agosto

Minicurso

Palestrante

Data/Horário

Mindfulness e Manejo Emocional na Clínica Profª Drª Ana Regina Noto 24/08 – 14h

Intervenção na Primeira Infância

Profª Drª Mônica Carolina Miranda

24/08 - 15h

Funções Executivas na Infância

Profª Drª Alessandra Gotuzo Seabra

24/08 - 16h

Neuromodulação nos transtornos do neurodesenvolvimento

Prof. Dr. Thiago da Silva Gusmão Cardoso

24/08 - 17h

Neuropsicologia das Emoções e Estudos Translacionais

Profª Drª Rosa Maria Martins de Almeida

24/08 - 18h

Elaboração de documentos decorrentes de avaliação neuropsicológica: reflexões e dicas práticas

Prof. Dr. Alessandro Antonio Scaduto

24/08 – 18h

19h00 ABERTURA DO EVENTO E HOMENAGENS    

 

Terça-Feira, dia 25 de Agosto

HORÁRIO

SALA 1

SALA 2

14h00

Roda de Conversa 1: Intervenção Neuropsicológica Holística

Msc. Laís F. M. Cardozo, Gabriela Weinert Moraes e Daiane Alex Seccon de Azevedo

Sessão de E-pôster 1 - Transtornos Neurológicos

01-1: Níveis altos de cortisol sérico estão associados a fluência verbal na doença de Parkinson: um estudo caso-controle

01-2: Doença de Parkinson e Neuropsicologia: Intervenções no Cenário da Pandemia de COVID-19

01-3: Comorbidades psicológicas em pacientes com cefaléia e dor orofacial do Instituto de Neurologia de Curitiba

01-4: Experiência, Expressão e Controle da Raiva como Estado e Traço na Doença de Parkinson: um estudo caso-controle

01-5: Implicações neurológicas em pessoa vivendo com HIV/AIDS

01-6: Clima familiar, saúde mental e qualidade de vida de pessoas com epilepsia

15h00

Minicurso 7: Teleneuropsicologia: possibilidades e limites 

Prof. Dra. Ana Paula Almeida de Pereira

 

Mesa-redonda 1:  Estratégias para melhor compreensão leitora

-Programa de intervenção em compreensão leitora para alunos do Ensino Fundamental II - Prof. Dra. Alessandra Gotuzo Seabra.

-Efeito da mídia digital e da leitura em papel na Compreensão Leitora em universitários - Prof. Dr. Leandro Kruzielski.

-Programa de intervenção em Compreensão e fluência de leitura textual   - Prof. Dra. Jerusa Fumagalli de Salles.

16h00

Mesa-redonda 2: Puberdade, comportamento e cognição

Prof. Dra. Sabine Pompéia

Prof. Dra. Mônica Carolina Miranda

Prof. Dr. Thiago Fonseca Alves França

Sessão de E-pôster 2 – Transtornos Psiquiátricos

02-1: Cognição social e funcionalidade na esquizofrenia

02-2: Avaliação Neuropsicológica de Funções Executivas em quadros de Esquizofrenia e Transtornos Esquizotípicos: Uma Revisão Sistemática

02-3: O eixo intestino-cérebro e sintomas depressivos: uma revisão sistemática de intervenções com probióticos em ensaios clínicos randomizados

02-4: Abstinência de substâncias químicas e suas implicações no contexto hospitalar

17h00

Minicurso 8: Por que antipsicóticos são usados em vários transtornos mentais? Mecanismos de funcionamento e seus impactos para avaliação e intervenção neuropsicológica

Prof. Dr. Pedro Mario Pan Neto

Conferência 1 - O uso de jogos digitais na neuropsicologia

 Prof. Dr. Alexandre Luiz de Oliveira Serpa

 

18h00

Sessão de E-pôster 3 – Neuropsicologia Clínica e Experimental 1 

03-1: Associação de ansiolíticos e técnica de relaxamento na hospitalização

03-2: Musicoterapia como possibilidade de intervenção cognitiva

03-3: Estratégias de intervenção diante de alterações somatossensoriais

03-4: Análise de desempenho de um plano de reabilitação neuropsicológica em adultos jovens saudáveis

Mesa-redonda 3: Funções executivas e habilidades sócio emocionais na infância

- Estresse, resiliência e cognição social - Prof. Dra. Claudia Berlim de Mello

Habilidades socioemocionais e prematuridade - Prof. Dra. Tatiana I. J. de Sá Riechi

Estratégias de promoção de saúde na infância -Dra. Maria Conceição do Rosário

19h00

Conferência 2: Los aportes de la neuropsicología para un marco global de la enseñanza de la lectura y la comprensión de la dislexia

Prof. Dr. José Ariel Cuadro Cawen (palestrante internacional)

 

 

Quarta-Feira, dia 26 de Agosto

HORÁRIO

SALA 1

SALA 2

14h00

Roda de Conversa 2: Aprendizagem e Tecnologia: quais os impactos da pandemia?

Katiane Janke Krainski,

Rebecca Nóbrega Ribas Gusso Harder Janke e

Tatiele dos Santos Telaska

Mesa-redonda 4: Interfaces entre Psiquiatria e Neuropsicologia

Prof. Dr. Amer Hamdan

Dr Ricardo Sbalqueiro

Dr. Murilo José Forbeci

15h00

Conferência 3: O cérebro social do bebê

Prof. Dra. Ana Alexandra Caldas Osório

 

16h00

Sessão de E-pôster 4 – Neuropsicologia Clínica e Experimental 2 

04-1: Desenvolvimento de um programa de reabilitação neuropsicológica em grupo para idosos com comprometimento cognitivo leve

04-2: Existindo pós lesão encefálica: um estudo de caso

04-3: Identificação de Altas Habilidades/Superdotação em universitários de turma especial

04-4: Perfil intelectual e genético de uma amostra de 61 pacientes com diagnóstico de Complexo da Esclerose Tuberosa

04-5: Estudo da validação de um novo instrumentos neuropsicológico  computadorizado souvenir para treinamento de memória episódica em idosos com comprometimento cognitivo amnéstico

Mesa-redonda 5: Neuropsicologia e Personalidade

Aproximações entre Psicologia da Personalidade e Neuropsicologia

Prof. Dr. Alessandro Antonio Scaduto        

Características de personalidade de indivíduos com dislexia

Dr. Ricardo Franco de Lima

Personalidade e neuropsicologia clínica: compreensão e possibilidades

Camila Monti Oliveira

17h00

Conferência 4: Uma abordagem neurocientífica para a autoconsciência

Prof. Dr. Daniel C. Mograbi

 

18h00

Sessão de E-pôster 5 – Neuropsicologia Infantil 1

05-2: Mediação de habilidades socioemocionais sobre a prevalência de problemas comportamentais: compreendendo fatores protetivos ao neurodesenvolvimento

05-3: Avaliação de funções executivas em crianças brasileiras: uma revisão sistemática sobre os instrumentos disponíveis

05-4: A importância da avaliação da cognição social em crianças nascidas pré-termo

05-5: Avaliação da capacidade intelectual em escolares nascidos pré-termo e a termo.  

Mesa-redonda 6: Aprendizagem e Memória

Mediação: Prof. Dra. Rosa Maria Almeida

O papel da dopamina no condicionamento clássico e no condicionamento operante

Prof. Dr. Claudio Cunha

O papel da proteína kinaze zeta (PKMzeta) na persistência da memória induzida pela reativação

Prof. Dra. Cristina Aparecida Jark Stern

19h00

Conferência 5: Embodied Cognition and Learning (Cognição e Aprendizagem Incorporada)

Prof. Dr. Korbinian Moeller

Loughborough University

 

 

Quinta-Feira, dia 27 de Agosto

HORÁRIO

SALA 1

SALA 2

14h00

Sessão de E-pôster 6 – Linguagem e Aprendizagem

06-1: Associações entre indicadores de desregulação emocional e desempenho em leitura de palavras e pseudopalavras em crianças do ensino fundamental

06-2: Avaliação de escolares em Ambulatório de Transtornos de Aprendizagem

06-3: Criatividade, inteligência e habilidades de leitura em crianças em fase de alfabetização: estudo exploratório

06-4: Dislexia e Resiliência: uma revisão sistemática

Roda de conversa 3: A formação do neuropsicólogo

Comissão de Neuropsicologia CRP

Moderadora: Giovanna Kluppel Strobel

Participantes: Camila Borges Paraná, Denise Ribas Jamus, Everton Adriano de Morais

15h00

Sessão de E-pôster 7 – Neuropsicologia Infantil 2

07-1: Efeitos tardios cognitivos do tratamento oncológico em crianças sobreviventes de câncer no Sistema Nervoso Central

07-2: Intervenção neuropsicológica em criança com diagnóstico de Complexo da Esclerose Tuberosa

07-3: Memória Verbal e desempenho escolar de crianças e adolescentes com epilepsia e crise epiléptica única

07-4: Funções visuoespaciais de crianças e adolescentes com epilepsia e crise epiléptica única

Sessão de E-pôster 8 –Neurociências 1

08-1: Análise da restrição do campo visual na discriminação das expressões faciais

08-2: An Eye Tracking Study of the Kuleshov effect on Face Perception

08-3: A influência de palavras afetivas sobre o tempo de reação manual: uma análise de sequência

08-4: Viver ou morrer? A influência de palavras afetivas no tempo de reação manual: uma análise distribuicional

08-5: Expressão e extinção do medo condicionado ao contexto em ratos Wistar machos e fêmeas em diferentes fases do ciclo estral

16h00

Mesa-redonda 7: Neuropsicologia e Linguagem: diferentes perspectivas

-  Avaliação neuropsicológica da linguagem: aprendizagem e discurso

Prof. Dra. Rochele Paz Fonseca

- Aspectos Neurolinguísticos do Bilinguismo

Prof. Dr. Plínio Marco de Toni

- A relação entre bilinguismo e controle inibitório

Psicóloga Luana Breda Cristiano

Mesa-redonda 8: Contribuições da Neurociência para uma Escola Sustentável: Os Exemplos da Cronobiologia

A escola no mundo digital: rumo à flexibilidade

Prof. Dr. Fernando Mazilli Louzada

Por que atrasar? Benefícios do atraso do início das aulas para os adolescentes

Prof. Dr. Felipe Beijamini

Como é o sono dos estudantes de medicina frente ao desafio de uma avaliação

Prof. Dr. John Fontenele Araujo

17h00

Conferência 6: Altas Habilidades/Superdotação: Mitos, Paradoxos e Desafios para a Neuropsicologia

Prof. Dra Izabel Hazin

Sessão de E-pôster 9 – Neurociências 2

09-1: Efeitos da estimulação aversiva imediata sobre a catalepsia induzida por haloperidol

09-2: Diferenças regionais do perfil de uso de álcool em universitários durante a pandemia do COVID-19

09-3: Variáveis ambientais como moduladoras do declínio da navegação espacial por exposição ao álcool: um estudo revisional

09-4: Declínio da navegação espacial por exposição ao álcool em modelos animais e possíveis intervenções: um estudo revisional

09-5: Aspectos históricos da neurociência: Afinal, o que é, o que era e o que há de vir dessa ciência?

18h00

Sessão de E-pôster 10 –

TEA

10-1: Crianças com Indicadores Clínicos de Risco Para o Transtorno do Espectro do Autismo na Pandemia de COVID-19: Uma Proposta de Telemonitoramento

10-2: O brincar na pandemia: contribuições da teleneuropsicologia na estimulação das FE com crianças com TEA

10-3: Diagnóstico Diferencial de Apraxia da Fala e Transtorno do Espectro Autista (TEA): Estudo de Caso

10-4: Estimulação das funções executivas com um adolescente com TEA: contribuições da teleneuropsicologia

10-5: Autismo, Adolescência e Gênero Feminino: Intervenção Neuropsicológica Clínica no cenário do Sistema Único de Saúde

Mesa-redonda 9: O Ensino dos Processos Psicológicos Básicos nos Cursos de Psicologia

Mediadora: Prof. Dra. Lisiane Bizarro

Importância dos conhecimentos em processos psicológicos básicos à Neuropsicologia

Prof. Dr. Sérgio Sheiji Fukusima

Relações entre ensino básico e aplicado em processos psicológicos básicos

Prof. Dr. Jesus Landeira-Fernandez

19h00

Conferência 7: Diversité Culturelle et Dévelopment exécutif chez les enfants (Diversidade Cultural e desenvolvimento Executivo na criança)

Prof. Dr. Arnauld Roy ,  Prof. Dr. Vincent Lodenos e Prof. Dra. Izabel Hazin

 

 

Sexta-Feira, dia 28 de Agosto

HORÁRIO

SALA 1

SALA 2

14h00

Mesa-redonda 10: Reabilitação neuropsicológica no processo de envelhecimento

Uso de jogos e novas tecnologias no treinamento cognitivo de idosos com comprometimento cognitivo leve

Prof. Dra Helenice Charchat

A manutenção cerebral de idosos a partir da frequência de hábitos de leitura e escrita e escolaridade: o impacto na reserva cognitiva

Prof. Msc. Maila Holz

Adaptação e validade da terapia da estimulação cognitiva para pessoas com demência no contexto brasileiro

Prof. Dra Elodie Bertrand

Roda de Conversa 4: Envelhecimento e qualidade de vida - Reflexões em tempos de pandemia

Walewska Zukoski

Camila Franzner Donath

Luana Rayana de Santi Walter

15h00

Sessão de E-pôster 11 – Processos Cognitivos 1

11-1: Vantagem Bilíngue em Componentes de Funções Executivas? Uma Revisão Sistemática

11-2: Quando a raiva pode ser considerada uma emoção positiva? O papel da assimetria em habilidades de luta para as reações de raiva após uma vitória

11-3: A Natureza das Emoções: A Instabilidade do Status e a Assimetria Competitiva são Determinantes para Prever as Respostas Emocionais Humanas em Contexto de Vitória e Derrota

11-4: Efeitos da Assimetria Competitiva sobre as Reações Emocionais Humanas

Mesa-redonda 11: Terapia Ocupacional sob a perspectiva da Neuropsicologia

Mediador

Prof. Dr. Amer Hamdan

Treino cognitivo para promoção do envelhecimento saudável na perspectiva da Terapia Ocupacional

Prof. Dra. Taiuani Marquine Raymundo

Idosos na era tecnológica: a influência da dimensão cognitiva e afetiva para a inclusão digital

Prof. Dra. Lilian Dias Bernardo

16h00

Mesa-redonda 12: Formação em Neuropsicologia Clínica

Mediação: Prof. Dra. Ana Paula Almeida de Pereira

A prática supervisionada no hospital e sua contribuição para formação do Neuropsicólogo

Prof. Dra. Maria Joana Mader Joaquim

A importância da capacitação multi e interdisciplinar na atuação da reabilitação neuropsicológica

Prof. Dr. Sérgio Leme da Silva

Sessão de Eposter 12 – Processos Cognitivos 2

 

12-1: Impacto do JetLag Social na Cognição, Humor e Qualidade de Vida

12-2: Neurobiologia das Emoções: algumas teorias

12-3: Aspectos neurocognitivos relativos a insônia no adulto

12-4: Efeitos de uma Tarefa Computadorizada de Frustração: Cortisol, Frequência Cardíaca, Competitividade e Controle Inibitório em Universitárias

17h00

Assembleia IBNeC e premiações

 

18h00

Assembléia do IBNeC e Encerramento

 

Ementas Minicursos

Minicurso 1. Mindfulness e Regulação Emocional - Profª. Drª. Ana Regina Noto

Graduação em Psicologia (1997) e em Farmácia Bioquímica (1988). Mestrado (1995) e Doutorado (1998) em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é Professora do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa sobre Saúde e Uso de Substâncias (NEPSIS) e do MBRP-Brasil (Centro de Pesquisa e Formação em Mindfulness-Based Relapse Prevention). Linha de pesquisa centrada em aspectos psicossociais relacionados ao uso psicotrópicos e suas implicações na saúde, tanto com o referencial epidemiológico quanto o qualitativo; avaliação de intervenções preventivas e terapêuticas, na perspectiva da psicologia do desenvolvimento e cognitiva. Principais temas de estudo: uso de álcool/drogas entre adolescentes e populações em vulnerabilidade social; mindfulness e saúde mental. Atuação de pesquisa e orientação predominante na área de Psicologia. Contribui para desenvolvimento e nucleação em Programas de pós-graduação em Psicologia de universidades nacionais (UFJF e UNESP) e internacionais (UNT- Argentina).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1146514655934224

Minicurso 2. Funções Executivas na Infância - Profª. Drª. Alessandra Gotuzo Seabra

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro da diretoria da ABECiPsi (como presidente passado, biênio 2016-2018), da diretoria do IBNeC-Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (como vice-presidente, biênios 2015-2017 e 217-2019) e diretoria do IBAP-Instituto Brasileiro da Avaliação Psicológica (como presidente, biênio 2013-2015, e atualmente membro do Conselho deliberativo). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento. Editora associada do periódico Psicologia: Teoria e Prática (Qualis A2). Membro da Comissão Científica da ABD. Coordena o Grupo de Neuropsicologia Infantil. Bolsista Produtividade CNPq 1B. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia e Neuropsicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, escrita, funções executivas, consciência fonológica, alfabetização, instrumentos de avaliação, programas de intervenção, intervenção precoce.

Lattes: ttp://lattes.cnpq.br/7828325860191703

Minicurso 3. Neuropsicologia das Emoções - Profª. Drª. Rosa Maria Martins de Almeida

Neste minicurso serão abordadas a neuroanatomia das emoções bem com a sua neurofisiologia. Estímulos emocionais são processados e ligados a funções cognitivas, como: atenção, memória e ansiedade. Estudos relataram que as emoções positivas e negativas tendem a mudar os processos cognitivos em indivíduos, resultando em melhor e pior desempenho, respectivamente. Alguns estudos têm enfatizado o papel crucial do afeto em dirigir a atenção a estímulos relevantes, melhora da aprendizagem e memória, facilitando a tomada de decisão, a seleção de metas e resolução de conflitos. Será abordada a influência de estímulos visuais agradáveis e desagradáveis sobre a memória, com foco na atenção e ansiedade.  E, também será abordada a raiva que é uma emoção que ocorre frequentemente nos seres humanos e pode ter um potencial deletério. Há poucos estudos sobre o seu papel no comportamento humano, especialmente, com protocolos experimentais.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6751848439655908

Minicurso  4. A Intervenção na Infância - Profª. Drª. Mônica Carolina Miranda

A primeira infância compreende um período essencial para o desenvolvimento de estruturas e circuitos cerebrais, bem como para a aquisição de diversas habilidades (como o desenvolvimento sensorial, cognitivo, linguagem e socioemocional) que permitem o aprimoramento de habilidades futuras mais complexas. Conforme destacam diversos autores, a baixa estimulação durante essa fase pode comprometer o desenvolvimento de forma significativa e, em alguns casos, isso pode ocorrer de forma permanente.

O Plano Nacional Pela Primeira Infância afirma que a não há formação adequada de profissionais da educação, saúde e assistência social sobre o desenvolvimento na primeira e que essa precisa ser revista de forma a ampliar e aprofundar a base de conhecimentos desses profissionais, aperfeiçoando qualidades e habilidades para desenvolver sua prática. “É importante rever a maneira como o conhecimento sobre a infância é transmitido nos cursos de graduação, repensando, de maneira especial, a visão de infância e criança que é ensinada nas disciplinas por exemplo sobre desenvolvimento infantil e direitos da criança” (p. 116).

O minicurso “Intervenção na Primeira Infância” abordará: 1) as bases teóricas do modelo Pré-K RTI (do inglês Response to Intervention - RTI) considerando dois principais autores, Mary R. Coleman e Sarah Jackson; 2) as fases do desenvolvimento cognitivo (motor, linguagem, atenção e funções executivas) e sócioemocionalis na primeira infância; a promoção e intervenção na primeira infância a partir do modelo Pré-K RTI.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9118075016908696

Minicurso  5. Neuromodulação no Transtorno do Neurodesenvolvimento - Prof. Dr. Thiago da Silva Gusmão Cardoso

São considerados transtornos do neurodesenvolvimento (TD) às condições de causa multifatorial que afetem seletivamente o desenvolvimento cognitivo, emocional e/ou neurológico da criança. Podem ser englobados nessa terminologia os transtornos específicos de aprendizagem (TAs), o transtorno do espectro do autismo (TEA), o transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), assim como uma variedade de doenças neurológicas e genéticas. O tratamento dos TDs envolve recursos de neurorreabilitação que visam o emprego de estímulos que possam promover maior ativação de redes neurais funcionalmente prejudicadas. Nesse sentido, tem crescido o interesse por técnicas de neuromodulação, como a estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) aplicada aos TDs. O objetivo do mini-curso é discutir sobre as possíveis aplicações da ETCC na reabilitação de pacientes com TDs a partir de uma perspectiva teórica e prática. O emprego de recursos de neuromodulação pode ser considerado por alterar a excitabilidade cortical no cérebro de maneira seletiva e circunscrita às áreas de localização funcional hipo ou hiperativadas nos TDs. É possível que uma estimulação do tipo inibitória sobre o córtex pré-frontal possa reduzir a impulsividade e as estereotipias típicas do TEA ou mesmo diminuir a hiperatividade no TDAH. Uma estimulação do tipo excitatório pode facilitar as vias de processamento fonológico e numérico (córtex parietal posterior bilateralmente) nos TAs. Todavia, há uma escassez de estudos envolvendo os TDs na literatura, muitas das possíveis aplicações da ETCC na reabilitação desses pacientes é pensada a partir do estudo de quadros clínicos parecidos em adultos com lesão cerebral e outros transtornos psiquiátricos. Também não foram encontrados na literatura parâmetros quanto a localização dos eletrodos, a frequência dos estímulos e a duração do tratamento em crianças e adolescentes. Nesse contexto, conclui-se que o emprego de recursos de neuromodulação emerge como um campo de estudo ainda pouco explorado, mas com grande potencial para a reabilitação de pacientes com TDs.               

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3278338196915403

Minicurso 6. Elaboração de documentos: Laudos e relatórios - Prof. Dr. Alessandro Antonio Scaduto

A partir da constatação de que os documentos escritos são a principal fonte de queixas recebidas pelo Sistema Conselhos de Psicologia com relação ao trabalho desse profissional, o presente curso tem por objetivo compartilhar dicas práticas para a redação de laudos e relatórios psicológicos, a partir da Resolução CFP 06/2019. o curso irá abordar os seguintes tópicos: (1) diferenças entre laudo e relatório (a partir da Resolução 06/2019); (2) preparação de documentos: para quem, por quê, para quê; (4) organização dos tópicos do laudo e do relatório; (4) princípios de escrita clara e concisa; (5) dicas para bons laudos e relatórios.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0005564534978792

Minicurso 7. Avanços em teleneuropsicologia: possibilidades e limites - Profª Drª. Ana Paula Almeida de Pereira

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em Rehabilitation Psychology - University of Wisconsin-Madison (1996) e doutorado em Rehabilitation Psychology - University of Wisconsin (2008). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Paraná e integra o programa de mestrado em Psicologia na linha de pesquisa de Avaliação e Reabilitação Neuropsicologica. Realizou estágio pós doutoral no Oliver Zangwill Centre for Neuropsychological Rehabilitation, Princess of Wales Hospital, Cambridgeshire, Inglaterra (set. 2014- fev. 2016). Foi coordenadora do curso de Graduação em Psicologia(1999-2001), quando foi responsável pela condução do processo de avaliação e reformulação de novo currículo. Coordenou o Programa de Pós-Graduação (strito sensu) em Psicologia (2009-2011) durante sua implantação.Tem experiência na área de Psicologia da Reabilitação, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica de pessoas com comprometimento neuropsicológico, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão e trabalho, deficiência, intervenção junto à família e à comunidade, neuropsicologia e reabilitação, Lesão encefálica adquirida, doenças crônicas, transtornos psiquiátricos e HIV.

http://lattes.cnpq.br/6267133870370487

Minicurso 8. Por que antipsicoticos são usados em vários transtornos mentais? - Prof Dr. Pedro Maria Pan Neto

Neste minicurso serão abordados estudos sobre as características dos antipsicóticos que influenciam nas intervenções clássicas da neuropsicologia: Avaliação e reabilitação.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6614914024992106

Informações: IBNEC / CNdoPR ibnec2020@gmail.com

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