Temos o prazer de convidá-los para a 10ª Reunião Anual do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento e Congresso de Neuropsicologia do Paraná 2020 Online. O evento multidisciplinar será uma oportunidade para entrar em contato com profissionais e estudantes de diversos lugares do país e do exterior! Sigam nossas redes sociais através dos links ao lado.
Programa Científico
Segunda-feira, dia 24 de Agosto
Minicurso |
Palestrante |
Data/Horário |
Mindfulness e Manejo Emocional na Clínica | Profª Drª Ana Regina Noto | 24/08 – 14h |
Intervenção na Primeira Infância |
Profª Drª Mônica Carolina Miranda |
24/08 - 15h |
Funções Executivas na Infância |
Profª Drª Alessandra Gotuzo Seabra |
24/08 - 16h |
Neuromodulação nos transtornos do neurodesenvolvimento |
Prof. Dr. Thiago da Silva Gusmão Cardoso |
24/08 - 17h |
Neuropsicologia das Emoções e Estudos Translacionais |
Profª Drª Rosa Maria Martins de Almeida |
24/08 - 18h |
Elaboração de documentos decorrentes de avaliação neuropsicológica: reflexões e dicas práticas |
Prof. Dr. Alessandro Antonio Scaduto |
24/08 – 18h |
19h00 ABERTURA DO EVENTO E HOMENAGENS |
Terça-Feira, dia 25 de Agosto
HORÁRIO |
SALA 1 |
SALA 2 |
14h00 |
Roda de Conversa 1: Intervenção Neuropsicológica Holística Msc. Laís F. M. Cardozo, Gabriela Weinert Moraes e Daiane Alex Seccon de Azevedo |
Sessão de E-pôster 1 - Transtornos Neurológicos 01-1: Níveis altos de cortisol sérico estão associados a fluência verbal na doença de Parkinson: um estudo caso-controle 01-2: Doença de Parkinson e Neuropsicologia: Intervenções no Cenário da Pandemia de COVID-19 01-3: Comorbidades psicológicas em pacientes com cefaléia e dor orofacial do Instituto de Neurologia de Curitiba 01-4: Experiência, Expressão e Controle da Raiva como Estado e Traço na Doença de Parkinson: um estudo caso-controle 01-5: Implicações neurológicas em pessoa vivendo com HIV/AIDS 01-6: Clima familiar, saúde mental e qualidade de vida de pessoas com epilepsia |
15h00 |
Minicurso 7: Teleneuropsicologia: possibilidades e limites Prof. Dra. Ana Paula Almeida de Pereira
|
Mesa-redonda 1: Estratégias para melhor compreensão leitora -Programa de intervenção em compreensão leitora para alunos do Ensino Fundamental II - Prof. Dra. Alessandra Gotuzo Seabra. -Efeito da mídia digital e da leitura em papel na Compreensão Leitora em universitários - Prof. Dr. Leandro Kruzielski. -Programa de intervenção em Compreensão e fluência de leitura textual - Prof. Dra. Jerusa Fumagalli de Salles. |
16h00 |
Mesa-redonda 2: Puberdade, comportamento e cognição Prof. Dra. Sabine Pompéia Prof. Dra. Mônica Carolina Miranda Prof. Dr. Thiago Fonseca Alves França |
Sessão de E-pôster 2 – Transtornos Psiquiátricos 02-1: Cognição social e funcionalidade na esquizofrenia 02-2: Avaliação Neuropsicológica de Funções Executivas em quadros de Esquizofrenia e Transtornos Esquizotípicos: Uma Revisão Sistemática 02-3: O eixo intestino-cérebro e sintomas depressivos: uma revisão sistemática de intervenções com probióticos em ensaios clínicos randomizados 02-4: Abstinência de substâncias químicas e suas implicações no contexto hospitalar |
17h00 |
Minicurso 8: Por que antipsicóticos são usados em vários transtornos mentais? Mecanismos de funcionamento e seus impactos para avaliação e intervenção neuropsicológica Prof. Dr. Pedro Mario Pan Neto |
Conferência 1 - O uso de jogos digitais na neuropsicologia Prof. Dr. Alexandre Luiz de Oliveira Serpa
|
18h00 |
Sessão de E-pôster 3 – Neuropsicologia Clínica e Experimental 1 03-1: Associação de ansiolíticos e técnica de relaxamento na hospitalização 03-2: Musicoterapia como possibilidade de intervenção cognitiva 03-3: Estratégias de intervenção diante de alterações somatossensoriais 03-4: Análise de desempenho de um plano de reabilitação neuropsicológica em adultos jovens saudáveis |
Mesa-redonda 3: Funções executivas e habilidades sócio emocionais na infância - Estresse, resiliência e cognição social - Prof. Dra. Claudia Berlim de Mello Habilidades socioemocionais e prematuridade - Prof. Dra. Tatiana I. J. de Sá Riechi Estratégias de promoção de saúde na infância -Dra. Maria Conceição do Rosário |
19h00 |
Conferência 2: Los aportes de la neuropsicología para un marco global de la enseñanza de la lectura y la comprensión de la dislexia Prof. Dr. José Ariel Cuadro Cawen (palestrante internacional) |
|
Quarta-Feira, dia 26 de Agosto
HORÁRIO |
SALA 1 |
SALA 2 |
14h00 |
Roda de Conversa 2: Aprendizagem e Tecnologia: quais os impactos da pandemia? Katiane Janke Krainski, Rebecca Nóbrega Ribas Gusso Harder Janke e Tatiele dos Santos Telaska |
Mesa-redonda 4: Interfaces entre Psiquiatria e Neuropsicologia Prof. Dr. Amer Hamdan Dr Ricardo Sbalqueiro Dr. Murilo José Forbeci |
15h00 |
Conferência 3: O cérebro social do bebê Prof. Dra. Ana Alexandra Caldas Osório |
|
16h00 |
Sessão de E-pôster 4 – Neuropsicologia Clínica e Experimental 2 04-1: Desenvolvimento de um programa de reabilitação neuropsicológica em grupo para idosos com comprometimento cognitivo leve 04-2: Existindo pós lesão encefálica: um estudo de caso 04-3: Identificação de Altas Habilidades/Superdotação em universitários de turma especial 04-4: Perfil intelectual e genético de uma amostra de 61 pacientes com diagnóstico de Complexo da Esclerose Tuberosa 04-5: Estudo da validação de um novo instrumentos neuropsicológico computadorizado souvenir para treinamento de memória episódica em idosos com comprometimento cognitivo amnéstico |
Mesa-redonda 5: Neuropsicologia e Personalidade Aproximações entre Psicologia da Personalidade e Neuropsicologia Prof. Dr. Alessandro Antonio Scaduto Características de personalidade de indivíduos com dislexia Dr. Ricardo Franco de Lima Personalidade e neuropsicologia clínica: compreensão e possibilidades Camila Monti Oliveira |
17h00 |
Conferência 4: Uma abordagem neurocientífica para a autoconsciência Prof. Dr. Daniel C. Mograbi |
|
18h00 |
Sessão de E-pôster 5 – Neuropsicologia Infantil 1 05-2: Mediação de habilidades socioemocionais sobre a prevalência de problemas comportamentais: compreendendo fatores protetivos ao neurodesenvolvimento 05-3: Avaliação de funções executivas em crianças brasileiras: uma revisão sistemática sobre os instrumentos disponíveis 05-4: A importância da avaliação da cognição social em crianças nascidas pré-termo 05-5: Avaliação da capacidade intelectual em escolares nascidos pré-termo e a termo. |
Mesa-redonda 6: Aprendizagem e Memória Mediação: Prof. Dra. Rosa Maria Almeida O papel da dopamina no condicionamento clássico e no condicionamento operante Prof. Dr. Claudio Cunha O papel da proteína kinaze zeta (PKMzeta) na persistência da memória induzida pela reativação Prof. Dra. Cristina Aparecida Jark Stern |
19h00 |
Conferência 5: Embodied Cognition and Learning (Cognição e Aprendizagem Incorporada) Prof. Dr. Korbinian Moeller Loughborough University |
|
Quinta-Feira, dia 27 de Agosto
HORÁRIO |
SALA 1 |
SALA 2 |
14h00 |
Sessão de E-pôster 6 – Linguagem e Aprendizagem 06-1: Associações entre indicadores de desregulação emocional e desempenho em leitura de palavras e pseudopalavras em crianças do ensino fundamental 06-2: Avaliação de escolares em Ambulatório de Transtornos de Aprendizagem 06-3: Criatividade, inteligência e habilidades de leitura em crianças em fase de alfabetização: estudo exploratório 06-4: Dislexia e Resiliência: uma revisão sistemática |
Roda de conversa 3: A formação do neuropsicólogo Comissão de Neuropsicologia CRP Moderadora: Giovanna Kluppel Strobel Participantes: Camila Borges Paraná, Denise Ribas Jamus, Everton Adriano de Morais |
15h00 |
Sessão de E-pôster 7 – Neuropsicologia Infantil 2 07-1: Efeitos tardios cognitivos do tratamento oncológico em crianças sobreviventes de câncer no Sistema Nervoso Central 07-2: Intervenção neuropsicológica em criança com diagnóstico de Complexo da Esclerose Tuberosa 07-3: Memória Verbal e desempenho escolar de crianças e adolescentes com epilepsia e crise epiléptica única 07-4: Funções visuoespaciais de crianças e adolescentes com epilepsia e crise epiléptica única |
Sessão de E-pôster 8 –Neurociências 1 08-1: Análise da restrição do campo visual na discriminação das expressões faciais 08-2: An Eye Tracking Study of the Kuleshov effect on Face Perception 08-3: A influência de palavras afetivas sobre o tempo de reação manual: uma análise de sequência 08-4: Viver ou morrer? A influência de palavras afetivas no tempo de reação manual: uma análise distribuicional 08-5: Expressão e extinção do medo condicionado ao contexto em ratos Wistar machos e fêmeas em diferentes fases do ciclo estral |
16h00 |
Mesa-redonda 7: Neuropsicologia e Linguagem: diferentes perspectivas - Avaliação neuropsicológica da linguagem: aprendizagem e discurso Prof. Dra. Rochele Paz Fonseca - Aspectos Neurolinguísticos do Bilinguismo Prof. Dr. Plínio Marco de Toni - A relação entre bilinguismo e controle inibitório Psicóloga Luana Breda Cristiano |
Mesa-redonda 8: Contribuições da Neurociência para uma Escola Sustentável: Os Exemplos da Cronobiologia A escola no mundo digital: rumo à flexibilidade Prof. Dr. Fernando Mazilli Louzada Por que atrasar? Benefícios do atraso do início das aulas para os adolescentes Prof. Dr. Felipe Beijamini Como é o sono dos estudantes de medicina frente ao desafio de uma avaliação Prof. Dr. John Fontenele Araujo |
17h00 |
Conferência 6: Altas Habilidades/Superdotação: Mitos, Paradoxos e Desafios para a Neuropsicologia Prof. Dra Izabel Hazin |
Sessão de E-pôster 9 – Neurociências 2 09-1: Efeitos da estimulação aversiva imediata sobre a catalepsia induzida por haloperidol 09-2: Diferenças regionais do perfil de uso de álcool em universitários durante a pandemia do COVID-19 09-3: Variáveis ambientais como moduladoras do declínio da navegação espacial por exposição ao álcool: um estudo revisional 09-4: Declínio da navegação espacial por exposição ao álcool em modelos animais e possíveis intervenções: um estudo revisional 09-5: Aspectos históricos da neurociência: Afinal, o que é, o que era e o que há de vir dessa ciência? |
18h00 |
Sessão de E-pôster 10 – TEA 10-1: Crianças com Indicadores Clínicos de Risco Para o Transtorno do Espectro do Autismo na Pandemia de COVID-19: Uma Proposta de Telemonitoramento 10-2: O brincar na pandemia: contribuições da teleneuropsicologia na estimulação das FE com crianças com TEA 10-3: Diagnóstico Diferencial de Apraxia da Fala e Transtorno do Espectro Autista (TEA): Estudo de Caso 10-4: Estimulação das funções executivas com um adolescente com TEA: contribuições da teleneuropsicologia 10-5: Autismo, Adolescência e Gênero Feminino: Intervenção Neuropsicológica Clínica no cenário do Sistema Único de Saúde |
Mesa-redonda 9: O Ensino dos Processos Psicológicos Básicos nos Cursos de Psicologia Mediadora: Prof. Dra. Lisiane Bizarro Importância dos conhecimentos em processos psicológicos básicos à Neuropsicologia Prof. Dr. Sérgio Sheiji Fukusima Relações entre ensino básico e aplicado em processos psicológicos básicos Prof. Dr. Jesus Landeira-Fernandez |
19h00 |
Conferência 7: Diversité Culturelle et Dévelopment exécutif chez les enfants (Diversidade Cultural e desenvolvimento Executivo na criança) Prof. Dr. Arnauld Roy , Prof. Dr. Vincent Lodenos e Prof. Dra. Izabel Hazin |
|
Sexta-Feira, dia 28 de Agosto
HORÁRIO |
SALA 1 |
SALA 2 |
14h00 |
Mesa-redonda 10: Reabilitação neuropsicológica no processo de envelhecimento Uso de jogos e novas tecnologias no treinamento cognitivo de idosos com comprometimento cognitivo leve Prof. Dra Helenice Charchat A manutenção cerebral de idosos a partir da frequência de hábitos de leitura e escrita e escolaridade: o impacto na reserva cognitiva Prof. Msc. Maila Holz Adaptação e validade da terapia da estimulação cognitiva para pessoas com demência no contexto brasileiro Prof. Dra Elodie Bertrand |
Roda de Conversa 4: Envelhecimento e qualidade de vida - Reflexões em tempos de pandemia Walewska Zukoski Camila Franzner Donath Luana Rayana de Santi Walter |
15h00 |
Sessão de E-pôster 11 – Processos Cognitivos 1 11-1: Vantagem Bilíngue em Componentes de Funções Executivas? Uma Revisão Sistemática 11-2: Quando a raiva pode ser considerada uma emoção positiva? O papel da assimetria em habilidades de luta para as reações de raiva após uma vitória 11-3: A Natureza das Emoções: A Instabilidade do Status e a Assimetria Competitiva são Determinantes para Prever as Respostas Emocionais Humanas em Contexto de Vitória e Derrota 11-4: Efeitos da Assimetria Competitiva sobre as Reações Emocionais Humanas |
Mesa-redonda 11: Terapia Ocupacional sob a perspectiva da Neuropsicologia Mediador Prof. Dr. Amer Hamdan Treino cognitivo para promoção do envelhecimento saudável na perspectiva da Terapia Ocupacional Prof. Dra. Taiuani Marquine Raymundo Idosos na era tecnológica: a influência da dimensão cognitiva e afetiva para a inclusão digital Prof. Dra. Lilian Dias Bernardo |
16h00 |
Mesa-redonda 12: Formação em Neuropsicologia Clínica Mediação: Prof. Dra. Ana Paula Almeida de Pereira A prática supervisionada no hospital e sua contribuição para formação do Neuropsicólogo Prof. Dra. Maria Joana Mader Joaquim A importância da capacitação multi e interdisciplinar na atuação da reabilitação neuropsicológica Prof. Dr. Sérgio Leme da Silva |
Sessão de Eposter 12 – Processos Cognitivos 2
12-1: Impacto do JetLag Social na Cognição, Humor e Qualidade de Vida 12-2: Neurobiologia das Emoções: algumas teorias 12-3: Aspectos neurocognitivos relativos a insônia no adulto 12-4: Efeitos de uma Tarefa Computadorizada de Frustração: Cortisol, Frequência Cardíaca, Competitividade e Controle Inibitório em Universitárias |
17h00 |
Assembleia IBNeC e premiações |
|
18h00 |
Assembléia do IBNeC e Encerramento |
|
Ementas Minicursos
Minicurso 1. Mindfulness e Regulação Emocional - Profª. Drª. Ana Regina Noto
Graduação em Psicologia (1997) e em Farmácia Bioquímica (1988). Mestrado (1995) e Doutorado (1998) em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é Professora do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa sobre Saúde e Uso de Substâncias (NEPSIS) e do MBRP-Brasil (Centro de Pesquisa e Formação em Mindfulness-Based Relapse Prevention). Linha de pesquisa centrada em aspectos psicossociais relacionados ao uso psicotrópicos e suas implicações na saúde, tanto com o referencial epidemiológico quanto o qualitativo; avaliação de intervenções preventivas e terapêuticas, na perspectiva da psicologia do desenvolvimento e cognitiva. Principais temas de estudo: uso de álcool/drogas entre adolescentes e populações em vulnerabilidade social; mindfulness e saúde mental. Atuação de pesquisa e orientação predominante na área de Psicologia. Contribui para desenvolvimento e nucleação em Programas de pós-graduação em Psicologia de universidades nacionais (UFJF e UNESP) e internacionais (UNT- Argentina).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1146514655934224
Minicurso 2. Funções Executivas na Infância - Profª. Drª. Alessandra Gotuzo Seabra
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro da diretoria da ABECiPsi (como presidente passado, biênio 2016-2018), da diretoria do IBNeC-Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (como vice-presidente, biênios 2015-2017 e 217-2019) e diretoria do IBAP-Instituto Brasileiro da Avaliação Psicológica (como presidente, biênio 2013-2015, e atualmente membro do Conselho deliberativo). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento. Editora associada do periódico Psicologia: Teoria e Prática (Qualis A2). Membro da Comissão Científica da ABD. Coordena o Grupo de Neuropsicologia Infantil. Bolsista Produtividade CNPq 1B. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia e Neuropsicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, escrita, funções executivas, consciência fonológica, alfabetização, instrumentos de avaliação, programas de intervenção, intervenção precoce.
Lattes: ttp://lattes.cnpq.br/7828325860191703
Minicurso 3. Neuropsicologia das Emoções - Profª. Drª. Rosa Maria Martins de Almeida
Neste minicurso serão abordadas a neuroanatomia das emoções bem com a sua neurofisiologia. Estímulos emocionais são processados e ligados a funções cognitivas, como: atenção, memória e ansiedade. Estudos relataram que as emoções positivas e negativas tendem a mudar os processos cognitivos em indivíduos, resultando em melhor e pior desempenho, respectivamente. Alguns estudos têm enfatizado o papel crucial do afeto em dirigir a atenção a estímulos relevantes, melhora da aprendizagem e memória, facilitando a tomada de decisão, a seleção de metas e resolução de conflitos. Será abordada a influência de estímulos visuais agradáveis e desagradáveis sobre a memória, com foco na atenção e ansiedade. E, também será abordada a raiva que é uma emoção que ocorre frequentemente nos seres humanos e pode ter um potencial deletério. Há poucos estudos sobre o seu papel no comportamento humano, especialmente, com protocolos experimentais.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6751848439655908
Minicurso 4. A Intervenção na Infância - Profª. Drª. Mônica Carolina Miranda
A primeira infância compreende um período essencial para o desenvolvimento de estruturas e circuitos cerebrais, bem como para a aquisição de diversas habilidades (como o desenvolvimento sensorial, cognitivo, linguagem e socioemocional) que permitem o aprimoramento de habilidades futuras mais complexas. Conforme destacam diversos autores, a baixa estimulação durante essa fase pode comprometer o desenvolvimento de forma significativa e, em alguns casos, isso pode ocorrer de forma permanente.
O Plano Nacional Pela Primeira Infância afirma que a não há formação adequada de profissionais da educação, saúde e assistência social sobre o desenvolvimento na primeira e que essa precisa ser revista de forma a ampliar e aprofundar a base de conhecimentos desses profissionais, aperfeiçoando qualidades e habilidades para desenvolver sua prática. “É importante rever a maneira como o conhecimento sobre a infância é transmitido nos cursos de graduação, repensando, de maneira especial, a visão de infância e criança que é ensinada nas disciplinas por exemplo sobre desenvolvimento infantil e direitos da criança” (p. 116).
O minicurso “Intervenção na Primeira Infância” abordará: 1) as bases teóricas do modelo Pré-K RTI (do inglês Response to Intervention - RTI) considerando dois principais autores, Mary R. Coleman e Sarah Jackson; 2) as fases do desenvolvimento cognitivo (motor, linguagem, atenção e funções executivas) e sócioemocionalis na primeira infância; a promoção e intervenção na primeira infância a partir do modelo Pré-K RTI.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9118075016908696
Minicurso 5. Neuromodulação no Transtorno do Neurodesenvolvimento - Prof. Dr. Thiago da Silva Gusmão Cardoso
São considerados transtornos do neurodesenvolvimento (TD) às condições de causa multifatorial que afetem seletivamente o desenvolvimento cognitivo, emocional e/ou neurológico da criança. Podem ser englobados nessa terminologia os transtornos específicos de aprendizagem (TAs), o transtorno do espectro do autismo (TEA), o transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), assim como uma variedade de doenças neurológicas e genéticas. O tratamento dos TDs envolve recursos de neurorreabilitação que visam o emprego de estímulos que possam promover maior ativação de redes neurais funcionalmente prejudicadas. Nesse sentido, tem crescido o interesse por técnicas de neuromodulação, como a estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) aplicada aos TDs. O objetivo do mini-curso é discutir sobre as possíveis aplicações da ETCC na reabilitação de pacientes com TDs a partir de uma perspectiva teórica e prática. O emprego de recursos de neuromodulação pode ser considerado por alterar a excitabilidade cortical no cérebro de maneira seletiva e circunscrita às áreas de localização funcional hipo ou hiperativadas nos TDs. É possível que uma estimulação do tipo inibitória sobre o córtex pré-frontal possa reduzir a impulsividade e as estereotipias típicas do TEA ou mesmo diminuir a hiperatividade no TDAH. Uma estimulação do tipo excitatório pode facilitar as vias de processamento fonológico e numérico (córtex parietal posterior bilateralmente) nos TAs. Todavia, há uma escassez de estudos envolvendo os TDs na literatura, muitas das possíveis aplicações da ETCC na reabilitação desses pacientes é pensada a partir do estudo de quadros clínicos parecidos em adultos com lesão cerebral e outros transtornos psiquiátricos. Também não foram encontrados na literatura parâmetros quanto a localização dos eletrodos, a frequência dos estímulos e a duração do tratamento em crianças e adolescentes. Nesse contexto, conclui-se que o emprego de recursos de neuromodulação emerge como um campo de estudo ainda pouco explorado, mas com grande potencial para a reabilitação de pacientes com TDs.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3278338196915403
Minicurso 6. Elaboração de documentos: Laudos e relatórios - Prof. Dr. Alessandro Antonio Scaduto
A partir da constatação de que os documentos escritos são a principal fonte de queixas recebidas pelo Sistema Conselhos de Psicologia com relação ao trabalho desse profissional, o presente curso tem por objetivo compartilhar dicas práticas para a redação de laudos e relatórios psicológicos, a partir da Resolução CFP 06/2019. o curso irá abordar os seguintes tópicos: (1) diferenças entre laudo e relatório (a partir da Resolução 06/2019); (2) preparação de documentos: para quem, por quê, para quê; (4) organização dos tópicos do laudo e do relatório; (4) princípios de escrita clara e concisa; (5) dicas para bons laudos e relatórios.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0005564534978792
Minicurso 7. Avanços em teleneuropsicologia: possibilidades e limites - Profª Drª. Ana Paula Almeida de Pereira
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em Rehabilitation Psychology - University of Wisconsin-Madison (1996) e doutorado em Rehabilitation Psychology - University of Wisconsin (2008). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Paraná e integra o programa de mestrado em Psicologia na linha de pesquisa de Avaliação e Reabilitação Neuropsicologica. Realizou estágio pós doutoral no Oliver Zangwill Centre for Neuropsychological Rehabilitation, Princess of Wales Hospital, Cambridgeshire, Inglaterra (set. 2014- fev. 2016). Foi coordenadora do curso de Graduação em Psicologia(1999-2001), quando foi responsável pela condução do processo de avaliação e reformulação de novo currículo. Coordenou o Programa de Pós-Graduação (strito sensu) em Psicologia (2009-2011) durante sua implantação.Tem experiência na área de Psicologia da Reabilitação, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica de pessoas com comprometimento neuropsicológico, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão e trabalho, deficiência, intervenção junto à família e à comunidade, neuropsicologia e reabilitação, Lesão encefálica adquirida, doenças crônicas, transtornos psiquiátricos e HIV.
http://lattes.cnpq.br/6267133870370487
Minicurso 8. Por que antipsicoticos são usados em vários transtornos mentais? - Prof Dr. Pedro Maria Pan Neto
Neste minicurso serão abordados estudos sobre as características dos antipsicóticos que influenciam nas intervenções clássicas da neuropsicologia: Avaliação e reabilitação.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6614914024992106