|
Palestrantes
Profª Drª Alessandra Seabra
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro da diretoria da ABECiPsi (como presidente passado, biênio 2016-2018), da diretoria do IBNeC-Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (como vice-presidente, biênios 2015-2017 e 217-2019) e diretoria do IBAP-Instituto Brasileiro da Avaliação Psicológica (como presidente, biênio 2013-2015, e atualmente membro do Conselho deliberativo). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento. Editora associada do periódico Psicologia: Teoria e Prática (Qualis A2). Membro da Comissão Científica da ABD. Coordena o Grupo de Neuropsicologia Infantil. Bolsista Produtividade CNPq 1B. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia e Neuropsicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, escrita, funções executivas, consciência fonológica, alfabetização, instrumentos de avaliação, programas de intervenção, intervenção precoce.
http://lattes.cnpq.br/7828325860191703
|
|
Prof. Dr. Alessandro Antonio Scaduto
Professor Adjunto, ligado ao Departamento de Psicologia - DEPSI, Universidade Federal do Paraná - UFPR, na área de Avaliação Psicológica no contexto da Saúde. Membro do Laboratório de Neuropsicologia (LABNEURO) e do Laboratório de Psicopatologia Fundamental, ligados ao DEPSI-UFPR. Editor-chefe da Revista Interação em Psicologia (Qualis B2) desde Dezembro de 2018. Filiado à Associação Brasileira de Rorschach e outros Métodos Projetivos (ASBRo), ao Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP) e ao Réseau international de recherche "Méthodes projectives et psychanalyse". Membro do GT de Métodos Projetivos (ANPEPP) desde 2018. Psicólogo com Graduação (2003), Mestrado (2010) e Doutorado (2016) em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Experiência profissional prévia como docente em instituições privadas de Ensino Superior e como servidor público municipal. Experiência profissional nas áreas de Avaliação Psicológica, Orientação Profissional e de Carreira e Psicologia Sociocomunitária. Publicações sobre os seguintes descritores: Avaliação Psicológica, Abuso de Substâncias, Adesão ao tratamento.
http://lattes.cnpq.br/0005564534978792
|
|
Dr. Alexandre Luiz de Oliveira Serpa
Fundador e CEO da Meta Cognitiv e Pós-doutorando do Laboratório de Neurociências Cognitiva e Social da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2008), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2012) e doutorado em Psicologia pela Universidade São Francisco (2017). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicometria e Data Science, é autor e adaptador de testes psicológicos, neuropsicológicos e intervenções em Saúde Mental. Atua com pesquisas na área de aplicação de tecnologias da informação no segmento da saúde, com foco no uso de jogos digitais para identificação de perfis de saúde mental.
http://lattes.cnpq.br/1023215520512386
|
|
Profª Drª Monica C. Miranda
Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Marcos (1995), mestrado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (2000) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2004). Foi membro fundadora do Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil (NANI), ligado a AFIP. Foi Professor Associado Visitante na Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, Depto de Psicologia (2016-2017). Possui titulo de Professor Afiliado (colaborador) da UNIFESP. Atualmente é Professora da Universidade Ibirapuera, atuando no Programa de Mestrado em Psicologia - área Psicossomática. Integrante do GT da ANPEPP Psicobiologia, Neurociências e Comportamento; Integrante do GT da ANPEPP Neuropsicologia. É pesquisadora associada da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE). Coordena o Projeto Pela Primeira Infância (PPI).Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia Cognitiva e do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção, memória, funções executivas, avaliação, neuropsicologia e desenvolvimento neuropsicológico.
http://lattes.cnpq.br/9118075016908696
|
|
Dr. Pedro M. Pan, MD. PhD
Médico graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), com residência médica em psiquiatria pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP). Mestre pelo Departamento de Psiquiatra da EPM-UNIFESP. Doutor pelo programa de pós-graduação da EPM-UNIFESP e pelo programa Tripartite de Pós-graduação em Psiquiatria das Universidades UNIFESP/USP/UFRGS. Membro do comitê gestor do High Risk Cohort (HRC) - Projeto Conexão - Instituto Nacional da Psiquiatria do Desenvolvimento (INPD), projeto colaborativo IPQ-USP/ EPM-UNIFESP/ UFRGS. Membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e da International Early Psychosis Association (IEPA). Atuou durante o doutorado como pesquisador (Special Volunteer) no Mood Brain & Development Unit (MBDU) do Emotion and Development Branch, National Institute of Mental Health (NIMH) em Bethesda, MD, EUA (dez-2016 a mar-17).
http://lattes.cnpq.br/6614914024992106
|
|
Profª Drª Rosa Maria Martins de Almeida
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), mestrado (1990-1992) e doutorado em Fisiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992-1997) e pós-doutorado na Tufts University (Boston, USA, 1999-2002) na área de Neuropsicofarmacologia, orientada pelo Professor Dr. Klaus A. Miczek. Professora Titular na UNISINOS (2002-2010) e Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) 2010- até o presente momento. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Translacional em Adição e o Núcleo de Pesquisa em Neurociência Clínica. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Experimental e Psicologia Clínica (neuropsicologia) atuando, principalmente, nos seguintes temas: funções executivas, raiva, comportamento agressivo e violento, impulsividade, controle inibitório, estresse, uso de drogas (álcool, cocaína e crack) e adição (drogas e internet). Trabalha com Pesquisa Translacional com modelos pré-clínicos e clínicos. Orienta alunos de Pós-Graduação do Programa Psicologia (nota 7) e Neurociências da UFRGS (nota 5). Faz parte da Diretoria da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) gestão 2014-2017 como Diretora Tesoureira e Vice-Presidente na gestão 2017-2020; da Diretoria do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBNeC) gestão 2015-2019. Coordenadora da Área de Educaçâo e Psicologia da FAPERGS (2015 a 2017), Representante Multidisciplinar (2017 a 2019) e Representante da Área de Saúde (2019-2021). E, Vice-Coordenadora do GT de Psicobiologia, Neurociência e Comportamento (2016-2018) da Associação Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação (ANPEPP). Bolsista de Produtividade PQ2 (2010-2012) e PQ 1D (2013-2015) do CNPq.
http://lattes.cnpq.br/6751848439655908
|
|
Prof. Dr. Thiago da Silva Gusmão Cardoso
Doutor e Mestre em Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela UNIFESP. Graduado em Psicologia pela UFRB e Licenciado em Filosofia pela FBB. Psicólogo pesquisador no Centro Paulista de Neuropsicologia (CPN-NANI). Atualmente é professor do curso de psicologia do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) e orientador no programa de mestrado em Promoção da Saúde (UNASP). É docente permanente do mestrado e doutorado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência (UNIFESP). Tem especialização em Saúde Mental (IBPEX), Estatística Aplicada (UNINOVE), Terapia Cognitivo Comportamental e Autismo (CTC Veda) e Neuropsicologia (provas e títulos pelo CFP). Atua nas linhas de pesquisa: Neuropsicologia Cognitiva, Estilo de vida e saúde da família, do escolar e do trabalhador, Transtornos do Neurodesenvolvimento e Eficácia da Terapia Cognitivo-Comportamental. É integrante do Grupo de Estudos Cognição e Memória do Departamento de Psicobiologia da UNIFESP, líder do grupo de pesquisa Interdisciplinaridade em saúde e educação (In)Tese (UNASP). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento Humano, Avaliação Psicológica, Medidas em Psicologia, Psicologia da Saúde e Psicologia Cognitiva. Atua principalmente nos seguintes temas: Paralisia Cerebral, Transtornos de Aprendizagem, Educação Especial, Sáude Escolar, Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica, Distúrbios do Sono (SAOS), Cognição Numérica, Neuromodulação Cognitiva e Terapia Cognitivo-Comportamental. Na área de filosofia tem experiência com Filosofia da Mente e Epistemologia.
http://lattes.cnpq.br/3278338196915403
|
|
Prof. Dr. Daniel C. Mograbi, PhD
Psicólogo formado pela UFRJ, PhD em Psicologia e Neurociências pelo Institute of Psychiatry, King's College London, atualmente é professor adjunto do Departamento de Psicologia da PUC-Rio, pesquisador-visitante de King's College London e professor-colaborador do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental do IPUB-UFRJ. Tem como principal tema de pesquisa o estudo da autoconsciência em uma abordagem neurocientífica. É Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ desde 2016 e foi Newton Advanced Fellow pela Royal Society e Academy of Medical Sciences, UK, entre 2016 e 2019. Em 2019, tornou-se o primeiro pesquisador latino-americano (sem dinheiro no banco) a receber o Early Career Award da International Neuropsychological Society por suas contribuições para a compreensão da relação entre cérebro e comportamento no início de sua trajetória acadêmica.
http://lattes.cnpq.br/7381485367840499
|
|
Profª Drª Ana Alexandra Caldas Osório
Graduação em Psicologia pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho (Portugal), Especialização em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho, Doutorado em Psicologia Clínica pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho (Bolsista-sanduíche na Durham University - Reino Unido), Pós-Doutorado no Laboratório de Neuropsicofisiologia da Universidade do Minho. Os seus interesses de pesquisa concentram-se na neurociência do desenvolvimento na primeira infância, bem como no estudo dos mecanismos neuroendócrinos e neuroimagiológicos associados ao funcionamento sócio-emocional. Docente no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo (PPG-DD, UPM).
http://lattes.cnpq.br/9011606474221997
|
|
Camila Monti Oliveira
Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP (2009) e aprimoramento e especialização em Neuropsicologia no Contexto Hospitalar pelo Instituto de Psiquiatria (IPq - HCFMUSP). Mestranda do Programa de Psicobiologia da FFCLRP - USP. Atualmente atua com avaliação neuropsicológica e psicológica no Hospital das Clínicas da USP - RP.
http://lattes.cnpq.br/7896878128037332
|
|
Profª. Drª. Cristina Aparecida Jark Stern
É farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com mestrado e doutorado em Farmacologia pela UFSC. Tem pós-doutorado pelo Departamento de Farmacologia da UFSC e na Universidade de Bristol - Reino Unido. É professora do Departamento de Farmacologia da Universidade Federal do Paraná, atua na área de Neuropsicofarmacologia, em temas envolvendo a neurobiologia das memórias de medo, o sistema endocanabinoide e a busca de tratamentos para o transtorno do estresse pós-traumático.
http://lattes.cnpq.br/5629281988891437
|
|
Prof. Dr. Felipe Beijamini, PhD.
Licenciado em Ciências Biológicas pela UNIOESTE (2005), mestre e doutor em Biologia Celular e Molecular, com área de concentração em Fisiologia pela UFPR (2008, 2014). Em 2011 passei um período na Universidade de Toronto como estágio sanduíche do doutorado. Fiz dois pós-doutorados, um no Instituto de Psicologia Médica e Neurobiologia da Universidade de Tuebingen, Alemanha (2014-2015) e outro no Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2015-2017). Atualmente sou professor da UFFS do campus Realeza onde estudo cronobiologia e sono. Especialmente, estou interessado em como fatores biológicos, ambientais e socioculturais influenciam o sono e, por sua vez, a vigília subsequente.
http://lattes.cnpq.br/8765272477792580
|
|
Profª Drª Chrissie Ferreira de Carvalho, PhD.
Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Psicóloga pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação de Psicologia (POSPSI - UFBA) na linha de Psicologia do Desenvolvimento. Especialista em Neuropsicologia (UFBA). Realizou Pós-doutorado no Laboratório de Estudos do Desenvolvimento da Universidade de Harvard. Co-coordenadora do Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar em Neurodesenvolvimento Humano (LINHA) e Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Escolar (LANCE).
http://lattes.cnpq.br/7462908507527257 |
|
Profª Drª Jerusa Fumagalli de Salles
Possui mestrado e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade, e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Bolsa Nível 1C). Coordena o Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (Neurocog) e o Comitê de Ética do Instituto de Psicologia da UFRGS. Foi membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp) e da Sociedade Latinoamericana de Neuropsicologia (SLAN). É membro da Rede Nacional de Ciência para a Educação (CpE) e do GT Desenvolvimento Sociocognitivo e da Linguagem da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia - ANPEPP. Suas linhas de pesquisa concentram-se nas áreas de Neuropsicologia Cognitiva, Neuropsicologia Escolar, Psicologia Cognitiva e Psicologia Experimental Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento/adaptação de instrumentos de avaliação das funções neuropsicológicas (enfase em linguagem oral e escrita, alfabetização, memória, letramento emergente); estudo do desenvolvimento das funções neuropsicológicas, linguagem escrita (leitura e escrita, processo de alfabetização), transtornos específicos de aprendizagem (dislexias e discalculias de desenvolvimento) e dislexias adquiridas, perfil neuropsicológico de amostras clínicas, intervenções nos transtornos de aprendizagem da leitura e escrita.
http://lattes.cnpq.br/0265690889456064
|
|
Prof. Dr. Jesus Landeira-Fernandez
Possui graduação em Psicologia pela PUC-Rio (1981-1985), mestrado em Psicologia Experimental pela USP (1986-1988) e doutorado em Neurociência Comportamental pela UCLA (1989-1994). Foi um dos fundadores do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBNeC). Fundador e atual diretor do Núcleo de Neuropsicologia Clínica e Experimental. Foi um dos fundadores do periódico Psychology & Neuroscience. Ex-presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Compõe a atual diretoria da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP). É Professor Associado do Departamento de Psicologia da PUC-Rio onde é o atual diretor. Orientou 26 alunos de mestrado e 10 de doutorado. Atua e possui ampla experiência em pesquisa básica, onde utiliza modelos animais para investigar circuitarias neurais envolvidas na origem dos transtornos de ansiedade e desenvolve duas linhagens de animais com baixa e alta ansiedade denominadas de "Cariocas com Alto Congelamento" (CAC) e "Cariocas com Baixo Congelamento" (CBC).Tem interesse também na validação de instrumentos capazes de quantificar diferentes características emocionais e cognitivas em crianças e idosos. Possui, ainda, interesse e atuação em pesquisas relacionadas ao currículo da Psicologia e à formação profissional do psicólogo. Publicou mais de 150 artigos em periódicos brasileiros e internacionais e capítulos de livros. Finalmente, é autor do livro intitulado "Cinema e Loucura", finalista do Prêmio Jabuti na categoria de Ciências da Saúde.
http://lattes.cnpq.br/9330950719388986
|
|
Prof. Dr. John Fontenele Araujo
Atualmente professor titular do programa de Pós-Graduação em Psicobiologia (Conceito 6 - CAPES - Área de Psicologia e professor de Neurofisiologia e Cronobiologia no departamento de Fisiologia. Fiz a graduação em Medicina na Universidade Federal do Piauí (1991), e o mestrado e doutorado em Psicologia (Área de Concentração Neurociências e Comportamento) no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, mas desenvolvi meus projetos de pesquisa no GMDRB do Departamento de Fisiologia do ICB da USP. Meu mestrado foi um estudo teórico em Cronobiologia, onde sistematizei o conceito de Intermodulação de Frequências e no doutorado um estudo sobre o papel do metabolismo no Sistema de Sincronização Circadiana. Em 2002 fiz estágio de pós-doutorado no Grupo de Cronobiologia da Universidade de Barcelona, e desde então mantenho forte colaboração este grupo onde estudamos os mecanismos funcionais e as implicações comportamentais da dissociação da ritmicidade biológica. Sou pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Atualmente faço pesquisa sobre fisiologia do Sistema Circadiano, sobre o papel do Sistema circadiano na memória e na emoção, destacando aqui o papel do ciclo sono-vigília na memória e na aprendizagem bem como o papel dos sistema circadiano nas doenças afetivas, em especial na depressão na desordem bipolar. Estes estudos são realizados em modelos animais, roedores e primatas e também em modelos humanos. Além disso, temos uma forte colaboração com grupos de pesquisa na área clínica, em especial a neurologia e a fisioterapia e também com pesquisadores da área de exatas, em estudos com modelos matemáticos e análises da dinâmica de séries temporais do ciclo sono-vigília. No ensino, dedico-me à neurofisiologia e neurobiologia do sono em nível de graduação e pós-graduação, além do estudo de metodologias ativas centradas no estudante para o curso de medicina, e faço parte do Núcleo Docente Estruturante do curso de medicina-UFRN. Fui membro de CEP-UFRN e coordenador da CEUA da UFRN. Atualmente sou Secretário Regional da SBPC-RN. Sou também Ciclista e um ativista do movimento de ciclomobilidade além de gostar de fazer cicloturismo.
http://lattes.cnpq.br/3347815035685882
|
|
Prof. Dr. Leandro Kruszielski
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2002) e mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2005/2014). Atualmente é professor Adjunto A do Departamento de Teorias e Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Educação, Psicometria e Neuropsicologia.
http://lattes.cnpq.br/2524523522288002
|
|
Drª Maria Joana Mader Joaquim
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica do Paraná (1983), Mestrado em Ciências (2000) e Doutorado em Ciências (Fisiopatologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2004). Psicóloga e Neuropsicóloga do Hospital de Clinicas UFPR (Serviço de Psicologia e Serviço de Epilepsia). Atua nas áreas de avaliação neuropsicológica de adultos e idosos em casos de comprometimento das funções cognitivas (memória, raciocínio, funções executivas, transtorno de atenção).
http://lattes.cnpq.br/2824397883745989
|
|
Prof. Dr. Plinio Marco de Toni
Professor adjunto e coordenador do Laboratório de Psicologia do Bilinguismo da UNICENTRO-PR. Doutor em Psicologia do Desenvolvimento pela USP e mestre em Psicologia da Infância e Adolescência pela Universidade Federal do Paraná. Graduado em Psicologia pela UFPR (2001).
http://lattes.cnpq.br/4858828095726875
|
|
Prof. Dr. Sergio Sheiji Fukusima
Mestrado (1988) e doutorado (1994) em psicobiologia [rib.preto] pela universidade de sao paulo. Desenvolveu parte de seu projeto de doutorado no departamento de psicologia da universidade da califórnia, santa bárbara (eua). É docente no departamento de psicologia da ffcl ribeirão preto, universidade de sao paulo desde 1988 e orientador pleno no programa de pós-graduação em psicobiologia da usp-rp. Coordena o laboratório de percepção e psicofísica da ffclrp-usp e atua na área de psicologia experimental. É especialista em pesquisas sobre percepção e cognição do espaço; em percepção e reconhecimento de faces, e ao uso de métodos psicofísicos em pesquisa básica e aplicada.
http://lattes.cnpq.br/0411668219596008
|
|
Prof. Dr. Claudio da Cunha
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1984), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade de Brasília (1989) e doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1992). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Paraná. Seu principal objetivo de pesquisa é entender como o sistema neural chamado de "núcleos da base" aprende selecionar ações com consequências gratificantes ou ações que evitam situações aversivas. Para tanto utiliza técnicas de farmacologia comportamental, neuroquímica, eletroquímica e eletrofisiologia. Suas principais contribuições científicas foram: (i) validar o tratamento de ratos com MPTP como um modelo de déficits cognitivos observados na fase inicial da doença de Parkinson, e (ii) o modelo do mosaico de espelhos quebrados que propõe que o estriado codificam ações motoras partes do corpo direcionadas a objetos e como locomover para um lugar específico (Behav Brain Res, 199:.. 157, 2009). Esse tema é importante para elucidar como a seleção de ações ocorre em situações normais e patológicas tais como as doenças de Parkinson, Huntington, transtorno de déficit de atenção / hiperactividade, dependência de drogas, esquizofrenia e transtorno obsessivo-compulsivo (OCD).
http://lattes.cnpq.br/6408257624509628 |
|
Prof. Dr. Ricardo Franco de Lima
Graduação em Psicologia (Universidade São Francisco - Itatiba). Mestre e doutor em Ciências Médicas (FCM/ UNICAMP), tem aprimoramento profissional em "Psicologia clínica em neurologia infantil" (FCM/ UNICAMP), título de especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia. Docente do curso de Psicologia da Universidade São Francisco (USF). Membro do Laboratório de Pesquisa em Distúrbios, Dificuldades de Aprendizagem e Transtornos da Atenção (DISAPRE/ UNICAMP). Membro da equipe interdisciplinar do Ambulatório de Neuro-Dificuldades de Aprendizagem no Hospital de Clínicas (UNICAMP). Professor convidado dos cursos de especialização em Neuropsicologia (UNICAMP) e Reabilitação (UNICAMP). Ex-presidente do Capítulo Paulista da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e profissões afins (ABENEPI) (Gestão 2017-2019). Ex-presidente do Centro de Investigação da Atenção e Aprendizagem (CIAPRE) (Gestão 2016-2019). Tem experiência na área de psicologia, com ênfase em neuropsicologia, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: dislexia do desenvolvimento, avaliação e reabilitação neuropsicológica, funções psicológicas superiores, psicometria e neurociência aplicada à educação.
http://lattes.cnpq.br/5855284833059924 |
|
Profª Drª Ana Paula Almeida de Pereira
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em Rehabilitation Psychology - University of Wisconsin-Madison (1996) e doutorado em Rehabilitation Psychology - University of Wisconsin (2008). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Paraná e integra o programa de mestrado em Psicologia na linha de pesquisa de Avaliação e Reabilitação Neuropsicologica. Realizou estágio pós doutoral no Oliver Zangwill Centre for Neuropsychological Rehabilitation, Princess of Wales Hospital, Cambridgeshire, Inglaterra (set. 2014- fev. 2016). Foi coordenadora do curso de Graduação em Psicologia(1999-2001), quando foi responsável pela condução do processo de avaliação e reformulação de novo currículo. Coordenou o Programa de Pós-Graduação (strito sensu) em Psicologia (2009-2011) durante sua implantação.Tem experiência na área de Psicologia da Reabilitação, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica de pessoas com comprometimento neuropsicológico, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão e trabalho, deficiência, intervenção junto à família e à comunidade, neuropsicologia e reabilitação, Lesão encefálica adquirida, doenças crônicas, transtornos psiquiátricos e HIV
http://lattes.cnpq.br/6267133870370487
|
|
Profª Drª Lilian Dias Bernardo
Terapeuta Ocupacional. Doutora em Saúde Coletiva - área: Políticas, Planejamento e Administração em Saúde pela Uninversidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - 2016). Mestre em Saúde Pública - área: saúde e trabalho pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - 2006). Graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - 2003). É docente do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). É membro da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia, na Comissão de Publicação. Esteve em exercício provisório na Universidade Federal do Paraná (UFPR) entre os anos de 2015 e 2018. Já foi docente do curso de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC - Campus Ipatinga) e assumiu a coordenação de curso em 2006 e 2007. Trabalhou como terapeuta ocupacional no Hospital Central da Aeronáutica, no Centro de Convivência de Idosos e na Terapia de Mão.
http://lattes.cnpq.br/6012778417296152
|
|
Profª Drª Maria Conceição do Rosário
Possui mestrado em Medicina pela Universidade de São Paulo (1998), doutorado em ciências pela Universidade de São Paulo (2004) e pós-doutorado em pesquisa em psiquiatria da infância e adolescência pela Universidade de Yale. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e professora adjunta do Child Study Center da Universidade de Yale. Coordenadora da Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência (UPIA), Coordenadora do Curso de Especialização em Saúde Mental da Infância e Adolescência (CESMIA) e Coordenadora do Programa de Atenção a Primeira Infância (PAPI). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria da Infância e adolescência, com atuação principal nos seguintes temas: transtorno obsessivo compulsivo, transtornos de tiques, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e desenvolvimento na primeira infância.
http://lattes.cnpq.br/7047019188515732
|
|
Profª Drª Rochele Paz Fonseca
Bolsista Produtividade nível 1D do CNPq, com os principais temas de pesquisa: funções executivas, linguagem oral, leitura e escrita, hábitos de leitura, reserva cognitiva e desenvolvimento cognitivo da infância ao envelhecimento - neuropsicologia escolar, neuropsicologia do desenvolvimento, neuropsicologia clínica - desenvolvimento de testes e tarefas neuropsicológicas e de programas de intervenção neuropsicológica (estimulação preventiva e reabilitação). É graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Luterana do Brasil (2000) e em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). É especialista em Neuropsicologia (CFFa), em Motricidade Oral (CEFAC-SP e CFFa , 2002), em Cinesiologia (UFRGS, 2002) e em Linguagem (CFFa, 2006). É Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), com Doutorado sanduíche no Centre de Recherche do Institut Universitaire de Gériatrie de Montréal, Faculdade de Medicina, Universidade de Montreal (2005-2006). Tem Pós-Doutoramento em Clínica e Neurociências (PUC-Rio, 2007), em Medicina (Neurorradiologia) (UFRJ, 2010) e em Ciências Biomédicas (Centro de Neuroimagem) na Universidade de Montreal (Canadá, 2011). Recebeu Prêmio CAPES de Teses em Psicologia em 2007. Atualmente é Professora Titular do Curso de Psicologia, e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, área de concentração Cognição Humana da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS. Coordena o Grupo de Pesquisa Neuropsicologia Clínico-Experimental e Escolar (GNCE) e a Especialização em Neuropsicologia com ênfase em Neuropsicologia Escolar, PUCRS, desde 2018. É editora-chefe da Revista Neuropsicologia Latinoamericana, periódico internacional oficial da Sociedade Latinoamericana de Neuropsicologia (SLAN) e da Trends in Psychiatry and Psychotherapy, da APRS. É Presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp) (2019-2021), tendo sido Vice-Presidente da SBNp (2017-2019). É membro da Science Committee da International Neuropsychological Society - INS (2019-2022), tendo sido Program Chair da INS 2019-Rio. Faz parte do Conselho Técnico-Científico da Rede Nacional de Ciência para a Educação (CpE) e da Diretoria expandida da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (2017-2019). Foi membro da diretoria gestão 2016-2018 da Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia (ABECiPsi). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia, Avaliação neuropsicológica, Reabilitação neuropsicológica, Psicologia cognitiva, Psicologia experimental e Neuropsicologia do envelhecimento e escolar. Suas principais linhas de pesquisa são (1) Avaliação neuropsicológica: construção e adaptação de instrumentos e tarefas de neuroimagem, (2) Neuropsicologia do desenvolvimento: da infância ao envelhecimento, (3) Neuropsicologia Escolar, (4) Perfil neuropsicológico de populações neurológicas e psiquiátricas e (5) Reabilitação neuropsicológica: estudos comportamentais e de neuroimagem. Possui cooperação de pesquisa com investigadores internacionais (Université de Montréal, University of Ottawa, Universidad de Salamanca, Universidade de Laval, Univeridade de New York, entre outras) e nacionais (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal de Minas Gerais, UNIFESP, USP, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal do Rio de Janeiro). É membro da Brazilian Neuropsychology Network (BNN) e professora fundadora da Formação Continuada em Neuropsicologia.
http://lattes.cnpq.br/5918287268298812
|
|
Profª Drª Taiuani Marquine Raymundo
Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - 2010). Mestra (2013) e Doutora (2017) em Ciências - área de Bioengenharia pela Universidade de São Paulo (USP - 2013/2017). É docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Coordenadora da Universidade Aberta da Maturidade da UFPR. É membra fundadora da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia (SBGTec). Tem experiência na área de Terapia Ocupacional em Gerontologia atuando principalmente na área da Gerontecnologia.
http://lattes.cnpq.br/4269225089630583
|
|
Prof. Dr. Amer Cavalheiro Hamdan
Possui doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo e Pós-doutorado pela McGill University (Canadá). É Professor Associado do Departamento de Psicologia a Universidade Federal do Paraná e orientador do Programa de Pós-graduação Mestrado em Psicologia. Área de interesse em neurociência cognitiva, em especial, avaliação neuropsicológica, desenvolvimento de testes psicológicos, envelhecimento cognitivo, Doença de Alzheimer e questões éticas relacionadas ao uso de neurotecnologias (neuroética).
http://lattes.cnpq.br/2270330187434031
|
|
Profª Drª Ana Regina Noto
Graduação em Psicologia (1997) e em Farmácia Bioquímica (1988). Mestrado (1995) e Doutorado (1998) em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é Professora do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa sobre Saúde e Uso de Substâncias (NEPSIS) e do MBRP-Brasil (Centro de Pesquisa e Formação em Mindfulness-Based Relapse Prevention). Linha de pesquisa centrada em aspectos psicossociais relacionados ao uso psicotrópicos e suas implicações na saúde, tanto com o referencial epidemiológico quanto o qualitativo; avaliação de intervenções preventivas e terapêuticas, na perspectiva da psicologia do desenvolvimento e cognitiva. Principais temas de estudo: uso de álcool/drogas entre adolescentes e populações em vulnerabilidade social; mindfulness e saúde mental. Atuação de pesquisa e orientação predominante na área de Psicologia. Contribui para desenvolvimento e nucleação em Programas de pós-graduação em Psicologia de universidades nacionais (UFJF e UNESP) e internacionais (UNT- Argentina).
http://lattes.cnpq.br/1146514655934224
|
|
Profª Drª Claudia Berlim de Melo
Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1993) e doutorado em Psicologia (Neurociências e Comportamento) pela Universidade de São Paulo (2003). Professora Adjunta do Departamento de Psicobiologia, EPM/UNIFESP. Professora do Programa de Pós Graduação em Psicobiologia e Programa de Pós Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência, Campus Guarulhos UNIFESP. Membro do GT de Neuropsicologia da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP),da Sociedade Latino Americana de Neuropsicologia e da diretoria do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBENeC). Suas linhas de pesquisa concentram-se nas áreas da Psicologia Cognitiva e Neuropsicologia do Desenvolvimento, com ênfase nos seguintes temas:Transtornos do Neurodesenvolvimento (Transtorno do Deficit de Atenção-Hiperatividade, transtornos de aprendizagem), Genética do Comportamento (investigação do fenótipo neuropsicológico e comportamental em síndromes malfomativas de origem genética), Neuropsicologia e endocrinologia (influência de alterações hormonais sobre o desenvolvimento cognitivo), Avaliação Neuropsicológica, Desenvolvimento e adaptação de testes neuropsicológicos.
http://lattes.cnpq.br/1758368777559433
|
|
Prof. Dr. Fernando Mazzilli Louzada
Possui mestrado em Psicologia (Neurociências e Comportamento) pela Universidade de São Paulo (1996), doutorado em Psicologia (Neurociências e Comportamento) pela Universidade de São Paulo (2000) e pós-doutorado pela Harvard Medical School (2006). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal do Paraná. É coordenador do Laboratório de Cronobiologia Humana da UFPR, que têm como principal objetivo o estudo das relações entre sono, aprendizagem e desempenho escolar. É membro-institucional da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE) e do comitê científico do Núcleo Ciência pela Infância (NCPI).
http://lattes.cnpq.br/7357249693038974 |
|
Profª Drª Tatiana Izabele Jaworski de Sá Riechi
Possui Pós Doutorado em Psicologia Evolutiva e da Educação, pela Universidade de Murcia, Espanha (2014); Doutorado em Ciências Médicas/Área concentração Neurologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-2008); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1996) e graduação, Licenciatura e Formação de Psicólogo pela Universidade Federal do Paraná (1991). Professora associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós Graduação em Psicologia, área de concentração Avaliação e Intervenção Neuropsicológica- Universidade Federal do Paraná. Coordenadora do Laboratório de Neuropsicologia/UFPR. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: Neuropsicologia da Criança e do Adolescente, Avaliação Neuropsicológica, Reabilitação Neuropsicológica, Transtornos de Desenvolvimento e Aprendizagem; Atenção Precoce, Prevenção e Promoção do Desenvolvimento; Altas Habilidades/Superdotação.
http://lattes.cnpq.br/3904612133410120
|
|
Msc. Maila Rossato Holz
Psicóloga. Mestre em Psicologia (Cognição Humana) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente, é doutoranda em Psicologia (Cognição Humana) no Grupo de Pesquisa em Neuropsicologia Clínica e Experimental (GNCE) pela PUCRS. Profissional colaboradora do Grupo de Pesquisa do Envelhecimento (GNE) e no Ambulatório de Demências do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Realizou intercâmbio em 2012 através do Programa de Mobilidade Adêmica da PUCRS para Universidad de León - Espanha. É membro do Brazilian Neuropsychology Network (CNN), do corpo editorial da Revista Neuropsicologia Latinoamericana (RNL) e desde novembro de 2019 é Presidente da Comissão Jovem (SBNp Jovem). Sócia fundadora da Conectare Neuropsi. Tem interesse em avaliação e reabilitação em neuropsicologia, neurociências, psicologia cognitiva, transtorno de aprendizagem, lesões cerebrais, neurogeriatria, demências, Doença de Alzheimer.
http://lattes.cnpq.br/0539754807969325
|
|
Drª. Elodie Bertrand
Pós-Doutoranda e Professora do Departamento de Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É doutora em Psicologia Clínica e Neurociências pela PUC-Rio (2017), explorando os temas da memoria, da consciência e da metacognição com pacientes neurológicos, em particular com pessoas com demência. É mestre em Neuropsicológica cognitiva e clinica pela Université de Strasbourg (França) (2012). Graduada em Psicologia pela Université de Strasbourg (França) (2010) com sanduíche na Université du Québec À Montréal (Canada). Tem experiência na área clínica com ênfase em neuropsicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação e reabilitação neuropsicológica com pacientes geriátricos, neurológicos e pacientes com transtorno global do desenvolvimento.
http://lattes.cnpq.br/6081380715802203
|